sexta-feira, 6 de julho de 2012


Eu e O Velho Chico!


 O Velho Chico está ali, imponente, colossal e impávido.

Sua história escorre em suas águas sertão abaixo.

É para o mar que correm todos os rios cheios de vida e desejos.

Um sol dono de um d’ouro extasiante enche a face das águas de estrelas cintilantes.

Na calma do tempo, um pescador navega sutil sobre a flor do espelho d’água, silente.

 O meu coração veleja altaneiro mesmo quando os meus pés estão distantes e sedentos da margem do tempo.

A porta do coração são os olhos, mas as águas do Velho Chico percorrem-me minha retina.

 Uma nuvem acinzentada escurece suas torrentes, mas não lhe rouba a beleza.

 O Rio São Francisco é assim como eu, suporta as quatro estações e os quatro ventos.

 O véu da noite chega e um quebranto envolve o vale e eu me acolho ante a vidraça.

 O rio segue em silêncio, mas segue e quanto a mim, em silêncio quedo-me sonhando.

Segue sempre quem sabe de onde vem e para onde vai.

 Será que sei onde estou?

 Sem pressa, sem ansiedade, sem medo e sendo ele mesmo, segue o rio.

 A vegetação verde e rasteira estão à sua volta, exuberantes, mas um deserto é dessedentado em mim.

Onde passa o rio, passa a vida, o amor e a morte, e passando, a vida fica como anelo mais profundo em meu ser.

Como o amor em mim, o rio transporta sonhos, poesias, versos e canções.

 Minha poesia nasce como flores que surgem ao pé do Velho Chico, eclodem.

 Meu poema é árvore ribeirinha onde pousam as aves.

Há frutos, ternura, beleza e um sabor de eternidade e mel silvestre.

O brilho que vejo agora na face do rio é o das estrelas.

 É que os rios espelham os céus.

 Quem quer que deseje ver a beleza da face dos céus, deve fazê-lo fitando os espelhos d’água dos rios.

Os rios sempre refletem os céus que descansam ou se agitam acima de si.

 Daqui do meu lugar, em alguma janela de Neópolis, navega o meu olhar. Para onde vai?

Minha embarcação quer encontrar a flor das montanhas.

Não sou pescador de peixes, mas de alegria, simplicidade, amor e paz.

Eu e o Velho Chico seguimos juntos.

Este para o mar e eu para amar.

 Eu, como um pescador sigo singrando para o amor, e este, o Velho Chico se tornou para mim, poema de um sonhador.

 Poema de Robério Jesus.

Em agum lugar à margem do Rio São Francisco entre Sergipe e Alagoas.

Nenhum comentário: