quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Um CANTINHO Em Gaia - PORTUGAL


O relógio na parede indica que já é noite,

São dezenove horas,

Entretanto, o sol insiste em esconder as estrelas.

O trem partiu e sua buzina ainda ecoa aos meus tímpanos.

Ela sempre está viçosa,

A Vila Vila Nova de Gaia,

Estação de tom amarelo,

Daquele que somente as carambolas têm quando maduras.

Parada ali, sua face aberta para a Rua Visconde das Devesas.

Minha alma refestela-se no Cantinho,

Um restaurante na altura onde os pés querem descanso.

O número? 84.

Sinto-me absorto;

Não sei definir o que espero.

Não espero! Simplesmente vou indo ao vento,

Um frescor que varre as ruas, enquanto areja minha alma.

Sigo com o trem que partiu,

Deixando o meu corpo na última estação,

Na cozinha, Dona Raquel prepara a ceia;

O Sr. José Manoel refresca-se à sombra, enquanto sua miuda desperta.

Por estas terras amizade tem um preço,

Qualquer rosto que sorri é pátria.

Mitigamos prosas leves à roda do altar da solidão.

A donos de bares, restaurantes e balcões de lojas eu vou me fazendo notar.

Como já disse: ´por aqui amizade tem um preço´.

A poesia é assim, às vezes se faz prosa em beira de estrada.

O poeta é um carente do fascínio da vida e das coisas simples.

Há poesias que nascem à beira do fogo,

Outras eclodem quando não há papéis nem lápis.

É isso mesmo, às vezes poesia é prosa que dá saudade,

Uma prosa solitária à cem metros da estação de trens que partem

E transportam almas, deixando corpos exauridos para trás.

O Cantinho tem sabor de Brasil,

Fala ´difrente´ e ´pois, pois´.

Mas que importa, se os José daqui e são como os Zé de lá?

A minha alma é universal,

Sou cidadão do mundo.

De qual mundo?

O mundo da minha solitude, aberto a todos os Zé do mundo.

O meu mundo é um mundo pequeno na órbita de outros pequenos mundos.

Estou aqui, no cantinho do meu coração,

sorvendo a paz que pode-se encontrar no Cantinho.

A poesia que nasce em mim é alantejana,

Percorre o D´ouro,

e ancora no Porto.

Quanto a mim, vou seguindo em silêncio a minha alma,

Assim, vou escrevendo com caneta e papel,

No trem que a transporta para o infinito,

Enquanto o meu corpo recosta-se à espera da vitela estufada.

Isso sim, é um poema para não esquecer.



Nenhum comentário: