terça-feira, 2 de novembro de 2010

De Olhos Abertos





Quando criança eu imaginava que sabia ver.


Eu via como todas as crianças do mundo viam: com olhos famintos pelo saber.  


Cresci e descobri que o mundo é melhor visto por olhos que amam.


Saber ver não é apenas uma questão de lançar o olhar sobre o mundo,


Ver é uma predisposição que antecipa e proporciona o conhecer.


O olhar não carece só de objetos, mas também de quem o instrua.


Os olhos só sabem ver o que a alma amando aprende e deseja enxergar.


Educadores são regentes da alma e condutores dos olhos.


Mestres são guias de olhares sedentos, sitientibus. 


Aios de olhares-moleques que desejam aprender apreendendo.


Os olhos são janelas da alma e a alma absorve o mundo visto por dentro. 


Os olhos que sabem ver são olhos repletos de encantamentos. 


Para mim,  educar é uma tarefa de ´condução e indução´ do olhar.


Os professores deveriam saber que além de amar a alma quer ver.


Ver os mundos,


Ver as coisas,


Ver-se,


Ver as pessoas,


Rever,


Reviver.


Ao longo dos anos eu aprendi que educar é a arte de fazer ver.


Ensinar a ver é o papel mais nobre de um educador.


Entre outras coisas eu admiro Jesus, porque sempre foi um educador.


Ele instigava as pessoas à visão de si mesmas, do mundo e da eternidade.


Perto dele os cegos viam,


Mesmo que vissem ´homens como árvores que andam`. 


Ele sempre indagava ao aproximar-se de alguém: que queres que Eu te faça?


Ao que os cegos respondiam: que eu possa ver.


A criança em mim insiste em querer ver.


Mas eu temo que os educadores de olhares estejam rareando.


Educar não é fazer com que o aprendiz veja o que o educador quer ver,


E muito menos fazer com que ele veja como o educador ver. 


Ensinar é antes, compreender o que outro vê, orientar e explicar o que se vê.


Ensinar é instigar a que o outro veja e interprete com maior clareza a coisa vista; 


À luz da subjetividade do ser que enxerga e da objetividade da coisa em si.


Um professor é uma espécie de eyes personal trainer (treinador pessoal dos olhos)


Ou ainda soul pesonal trainer (treinador pessoal da alma).


Os olhos não se fartam de ver, porém se o que se vê não faz sentido,


A cegueira é a verdade que se estabelece.   


Não podemos esconder o sol, de quem deseja banhar-se nos seus raios.


Se educar não for a tarefa de fazer ver perfeitamente a tudo,


Então ensinar será a atividade de quem vive à sombra da escuridão,


À margem da certeza na periferia da lucidez. 



Nenhum comentário: