segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Feliz Natal Para Todos! - Porto Seguro 2010.



Eu gosto do Natal.

Quando criança eu achava que era das festas a mais bonita.
Os vizinhos se tornavam mais amáveis, solidários e gentis.
Os amigos se tornavam mais dóceis e os estranhos mais fraternos.
A minha família estava sempre fragmentada neste período do ano.
Porque a gente nunca acostuma com a dor que a ausência traz, a gente reinventa-se.
Natal é o Cristo dado em manjedoura humilde, Deus reinventando a vida.
É nascimento de um menino sob estrelas cintilantes em estrebarias.
Natal é o avesso da cruz, mas um caminho para ela.
No Natal Deus se fez gente e a gente esperança e paz.

Eu gosto do Natal.
Porque Natal é cálice, vinho e pão.
É amor sem coroas de espinhos nem açoites.
Os homens se tornam mais urbanos, menos ácidos.
As famílias comungam à mesa.
A gente dá e recebe presentes.
As ruas ficam mais brilhantes, coloridas.
Os olhos mais afáveis e o olhar mais tenro.
Natal é graça sob corações desertos.
É abraço dado aos que vivem nos semáforos e pontes das cidades.

Eu gosto do Natal.
No Natal o Cristo é criança sempre, é belo e feliz.
Gosto do Natal, pois no Natal há colos que acolhem,
Há seios que amamentam e ceias que alimentam.
Gosto dos sorrisos singelos e afetos trocados com presentes.
Eu costumava assistir isto nas festas dos outros.
Na minha casa a gente não tinha muito que fazer.
Nosso Natal sempre foi feito à volta de outras mesas.
Eu sempre olhava para céu nesta época do ano querendo ver nas estrelas
A face dos meus irmãos refletindo a família dos meus sonhos.

Eu gosto do Natal.
A minha mãe sempre dizia que um dia celebraríamos um natal em família.
Eu ainda aguardo por isto, mas temo não ser possível mais nesta vida.
Entretanto, estou certo que nos veremos na festa que o menino Jesus, já adulto, nos dará na outra vida.
Espero que ao menos nesta, eles não esteja ausentes.
Nesta vida, porém, eu quero um Natal com pisca-piscas, velas, pinheirinhos, bolas coloridas e muita alegria.
Natal sem alegria não é Natal é Páscoa: em que se bebe ervas amarga.
A minha mensagem de Natal para todos os meus leitores é: sejam felizes a sós e/ou em família.
Sejam fraternos, convidem os vizinhos, reúnam-se à mesa da alegria.
Deixem Jesus nascer como proposta de amor em seus corações: amem e se deixem amar.

Nenhum comentário: