quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Poema Dedicado À Melvin Tolson - 1898 à 1966 - Missouri



Minha pele vestida de África anseia a liberdade.
A liberdade é como o sol, nasce livre nas manhãs de primaveras.
Sinto-me filho da liberdade e como o sol, desponto para o que desejo, sem medo.
A cada perda, fico mais forte, e, sendo mais forte, amo os meus inimigos.
 A opressão é como nuvens que castram do sol a luz que reflete o olhar,
Todavia, não dura para sempre sua tosca tentativa de parar o que é mais forte.
O amor é mais forte, pois torna os homens livres.
A liberdade é filha do amor e ambas são como o sol que vence as nuvens.

Minha pele negra se veste de África quando deseja o amor e o mundo.
A cor da minha pele põe em relevo a minha consciência,
Fujo de tudo o que se chama escravidão.
Desde a opressão aos mais pobres à ditadura religiosa.
Odeio a tudo o que em nome de Deus rouba os pobres.
Lesando os seus direitos, suas consciências e seus bens.
As senzalas de hoje possuem cruzes e altares.
As correntes são as teias da erudição feitas de discursos arrogantes.
Os ditadores de hoje são mercenários.
Alimentam as ovelhas para viverem da lã e da gordura.
Usam como azorrague os pergaminhos e em silêncio devora das ovelhas a carne.
Lobos vorazes com anéis, diplomas e uma doce ilusão. 

A negra cor da minha pele quer liberdade.
Ela deseja estar livre dos novos capitães do mato: fantoches desalmados.
O meu grito se faz ouvir na noite que veste o sol de escuridão.
Da penumbra ouço a voz do Deus que habita a escuridão da dor.
Navios negreiros içam velas para o norte.
Que sorte poderá recair sobre os cegos?
Como indagou o poeta:
__ Quem é o Juiz?
__ O Juiz é Deus. Respondeu um aprendiz.
__ Por que ele é Deus? Clamou a voz irrequieta.   
__ Porque é ele quem decide quem perde ou quem vence e não o meu oponente. Afirmou.
__ Quem é o seu oponente? Interpelou o sagaz ensinador de justiça.
__ Ele não existe. Disse com sua alma livre.
__ Por que o seu oponente não existe? Falou esperançoso.
__ O meu oponente não existe porque ele é mera dissonância daquilo que eu digo. Sibilou.
__ Então diga a verdade. Conclui o poeta.
Hoje, me visto de África, porque me cubro de amor, liberdade e esperança,
Na negra cor da minha pele livre como o sol entre nuvens. 

Nenhum comentário: