sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ontem e Hoje



Ontem o meu olhar se descobriu saudade,
Hoje minhas pálpebras repousam entre o mar, o sol, o anzol e a isca.
Ontem a rua estava deserta e o livro que li me fazia ver jardins floridos.
Hoje as aves de rapina pousam nas correntes de navios que rumam para o Saara.

Ontem famílias de sem-teto foram despejadas de um edifício em São Paulo.
Hoje são devotos em procissões que caminham em silêncio para a morte.
Ontem candidatos fizeram promessas que mudariam o mundo.
Hoje esquecidos, os pobres seguem a deriva como barcos sem velas.

Ontem religiosos diziam amar o mundo e as pessoas,
Hoje descobri que o mundo que diziam amar eram os latifúndios e as coisas.
Ontem vi fiéis à espera de um milagre e de um paraíso longe daqui.
Hoje um altar ao deus Mamom erigido em templos de cruz e sem cruz.

Ontem contrição e lágrimas erguiam a vida de fé e prática do amor dos mais simples,
Hoje ilusão e cinismo da nobreza soerguem as ruínas do amor perseguindo o lucro fácil.
Ontem as ovelhas eram mais atentas a tudo quanto à fé,
Hoje já não percebem os lobos que antes de matá-las, engorda-as.

Ontem um sino, o badalo, a batina e o altar,
Hoje uma caixa registradora, um pastor do rebanho e um gazofilácio.
Ontem a vela, o Livro e a mitra,
Hoje a pompa, um conto da carochinha  e a dracma.

Ontem simplicidade, amor e verdade,
Hoje glamour, poder e vantagens.
Ontem a cruz, o Cristo e a vida.
Hoje o açoite, o poder e a morte.

Ontem a fé, liberdade e o mel,
Hoje superstição, servidão e o fel.
Ontem minha alma de menino corria à luz da lua,
Hoje a temeridade esconde em mim a ternura, há feras no escuro lá fora.

Onde andará Deus?
Por que não vem mais na viração do dia?
Deus meu senhor, saiu do jardim a procura de Adão,
E este, insiste em esconder-se, perdido por ai nos templos feitos por mãos de homens.

Ontem eu fui sorriso,
Hoje sou apenas silêncio, devoção em profundidade.
Ontem eu fui mera ingenuidade; menino lânguido que andava mundos. 
Hoje sou palavra, um verso que expressa a eternidade no amor. 



Nenhum comentário: