sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Arte De Ser Poeta!

 


Eu queria ser um Gaudi das palavras.
Uma poesia bem escrita é como a beleza da arquitetura em Casa Calvet.
Ou talvez o fosse como Chopin em sua Tristesse.
Mas o máximo que consigo ser é espera.
As flores não nascem do dia para a noite.
As flores sofrem o tempo.
Minha alma quixotesca caminha mundos sem fim.
Minha poesia é espera.
A última folha a cair num outono maduro.
O Cristo beijado na tela de Giotto na Capella Degli Scovegni.
Sou Narciso no lago onde debruço para admirar minha face.
Meus poemas são espelhos meus.
Minha alma é feita de afrescos em meu ser acrópole.  
Versam em mim os versos de uma melodia distante: Nocturne.
Sinto-me como uma capela gótica em tempos de silêncio e brisa suave.
De onde estou escuto o meu respirar profundo como chuva de açoite.
Eu queria ser poeta, lido, amado, refletido como Valéry.
“Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade”.
Enquanto sonho a liberdade, minha alma destila o amor.
Um sorriso que despreza a dor de ser o que se é,
Por desejar ser o que se sonha.
Fé, feito árvore renascida dos escombros de mim mesmo.
Sim, um dia eu vou ser poeta, para pintar a beleza em versos.
Tocar a ternura em palavras.
Quero ser um arquiteto da palavra para erigir prédios inteiros.
Fragmentos de mim postos em blocos, tijolos e argila.
Quero ser um Van Gogh da palavra escrita na tela do coração.
Para que os olhos que lêem a alma se admirem: espantados!
Como poeta eu quero ser profeta,
Daqueles que vêm esperança e beleza ante o caos: Habacuque.
Se não der para ser poeta, não quero ser mais nada.
Na órbita dos poetas há um mundo sem forma e vazio: “Touhu vavohu”.
Deus é poeta, seu mais alto atributo: criar enquanto pronuncia a palavra.
E disse Deus: “Haja luz e houve luz”.
Um poeta, como Deus, põe espírito em tudo o que cria.
Um poeta se inscreve na palavra criativa.
Afirma-se na palavra dita.
Criar é amar e amar é declarar as palavras da alma.
No princípio era o Verbo; a Palavra. Um Poema.
Os poetas além de serem “poemas de Deus”, são Seu hálito.
E porque hálitos, eles sopram espírito sobre a terra, antes sem forma e vazia.
Eu quero ser sopro de Deus para corações desalentados que vagam por ai.
Ser apenas pronúncia de um espírito que cria e recria mundos infinitos.

Nenhum comentário: