quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pasmaceiras Minhas Em Tempo De Doces Ilusões!



O vocábulo Pasmaceira é um substantivo feminino,

Cujo significado é múltiplo e ambíguo:

Marasmo, imbecil, pasmo, embasbacamento,

Admiração parva, estúpido, vida ou situação sem fatos interessantes,

Concentração sem um propósito, ausência de movimento, de dinamismo, apatia.  

No mundo hã dois grupos de pessoas:

As que amam a poesia e as que a ignoram.

As que amam a poesia são naturalmente sensíveis,

Imaginativas e abstraem-se para dar lugar ao belo.

Contrapartida, as que a ignoram apenas são.

A poesia não é algo que se pode desprezar,

Do contrário teríamos que eliminar os textos de Drummond, Pessoa,

Adélia Prado, Rubem Alves e outros tantos que embelezam a nossa vida.

Um poeta não pode ser totalmente da realidade, visto que esta limita os sonhos.

Um poeta sobrevive do belo, do imaginário, do simbólico.

De modo que quando um poeta diz vou cavalgar em cavalos alados,

Nada o impede de tenha tido a experiência de montar em jericos.

Sou poeta de poesias vívidas e vividas.

Meu ser dividido me permite dar vôos na imaginação.

Minha alma subverte as pasmaceiras do mundo,

Mas, pasmo e embasbacado, na poesia cabem até os imbecis,

Lugar comum de pessoas cuja vida se limita ao concreto.

Um homem fantasia ainda no útero.

Desde o começo da vida a fantasia é sua primeira, mais profunda, fundante e forte realidade.

Quando fica adulto acha que não pode mais sonhar, fantasiar e brincar com as palavras, enquanto ama o mundo.

Sou poeta,

Sou menino,

Sou atrevido.

Sei o mundo longe dos poetas que admiro, mas sigo os seus passos em silêncio.

Se fazer poesia é uma pasmaceira, eu prefiro a estupidez dos versos escritos na simplicidade, que uma realidade fingida de uma concretude mórbida e sem cor.

Nisso divergimos meu amigo. Não é isto que faz o mundo interessante: as diferenças?

Não conheço alguém mais concreto e científico do que Albert Einstein, e este disse:

“A Imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Findo com uma frase que me deixa pasmo de Oscar Wilde:

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.

 


Nenhum comentário: