quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Sertão Em Mim!



A minha alma usa gibão de couro.

Em minhas veias pulsa o vivo sangue sertanejo.

Sou poeta da caatinga e do agreste.

Venço a seca, rumo para oeste para onde o sol se esconde.

Minhas lágrimas se tornaram pó ante as dores do sertão.

Minha caneta escreve em corte, a vida, a flora e o coração.

Sobre as linhas do horizonte, amolado subscreve o meu facão.

Eu vivo a vida com alegria.

Sei cantar versos em modas de viola.

Venho do cangaço, sou catingueiro da Bahia de manhãs floridas.

Vivo à luz do dia, galopando em meu cavalo pelo meu torrão.

Sou sertanejo, feito sombra de ingazeiro posto ao sol em seu fulgor.

Sigo pelo meu nordeste ouvindo a toada de aboios idos para o norte.

O som da sanfona ainda se ouve por aqui, é tímido, mas redivivo!

Sou cantador e conto prosas nos fins de tardes, quando o sol se quebranta.

Sou um pé de juazeiro na beira da estrada.

Sou umbuzeiro, cajazeira e forte como uricuri.

Ai que saudade! Ai que alegria! Sobre mim o chapéu de couro bordado.

A plantação de milho já floresce e o inverno não apaga a fogueira.

Dona Amélia traz o bolo de puba, a tapioca e o amendoim.

Eu quero um verso com cheiro de fumaça.

Cheiro da roça. Água bebida na cacimba.

Eu quero o colorido das bandeirolas.

É junho, os fogos explodem e a alegria arrasta o pé no forró de pé de serra.

Sou poeta de versos e prosas que povoam os céus, feito balões noturnos.

 Minha leveza flutua por ai a minha alma sonhadora.

Minha poesia é escrita nas cinzas de um tempo,

Onde o amor aceso como candeeiro iluminava a vida.


Nenhum comentário: